.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Em todas as compilações históricas são indispensáveis os símbolos, que traduzem uma parte da história daquilo que se deseja historiar. O município de Arvorezinha também possui os seus próprios símbolos, que já são usados há muitos anos como oficiais, ou sejam, a Bandeira e o Brasão.
Foi a Lei n° 461/79 que institui o Brasão e a Bandeira como Símbolos do Município.
Consta de três faixas horizontais, sendo duas nas extremidades, na cor vermelha, (representando a tenacidade de seu povo e a força de seu trabalho); uma faixa amarela no centro (representando as riquezas agropastoris, produtos do trabalho do seu povo e da fecundidade do solo), e, nesta um círculo branco em seu centro (que representa a mensagem da fé e da paz de seus habitantes).
O Brasão do município é instituído com as seguintes descrições: “escudo” português, dividido horizontalmente em três partes, tendo na parte superior a figura de duas mãos na cor laranja com punhos brancos, simbolizando a união do povo arvorezinhense (ao centro); à direita, a cabeça de uma espécie suína; à esquerda a cabeça de uma espécie bovina, ambas sobre campo, importantes fatores para a economia do Município.
Na faixa central estão representados o céu e a topografia acidentada do seu solo e sobre este, o sol nascente tendo sobre si uma cruz que traduz a religiosidade da população arvorezinhense. Na parte inferior sobre campo se estendem duas árvores de erva-mate representando a primeira e importante riqueza do município.
Abaixo do escudo, um listel com a inscrição; 16-2 Arvorezinha 1959 – que indica a data de Emancipação Política do Município. Nas partes laterais do escudo, partindo do listei, uma espiga de trigo e uma espiga de milho, culturas predominantes no município. Tudo encimado por uma coroa mural de quatro torres.