.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Segunda a sexta-feira, das 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h.

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Administração - Sexta-feira, 14 de Junho de 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Situação Hidrológica Atual e Alerta de Risco para Possíveis Inundações.

Previsões e Recomendações para as Regiões Hidrográficas do Uruguai e Guaíba.


Situação Hidrológica Atual e Alerta de Risco para Possíveis Inundações.

Na Região Hidrográfica do Uruguai, os níveis de água mantêm-se dentro da normalidade, com uma tendência variando de estabilidade a um declínio lento. No entanto, na Região Hidrográfica do Guaíba, observa-se que os rios Jacuí (Dona Francisca), Gravataí e Guaíba estão acima da cota de atenção, embora apresentem um declínio gradual. Enquanto isso, outros pontos monitorados na região metropolitana permanecem dentro dos limiares normais. Alerta-se, porém, para uma situação de atenção na região da costa doce e nas margens da Laguna dos Patos, onde os níveis de água estão acima das cotas de alerta no Laranjal, apesar da tendência de recessão constante.

Diante das previsões de chuvas entre os dias 15 e 18 de junho, é recomendada a condição de alerta para possíveis extravasamentos da calha e respostas rápidas de rios menores, arroios e córregos, especialmente nas áreas demarcadas em amarelo no mapa. Essa medida visa prevenir danos causados por chuvas de elevada intensidade em curtos períodos de tempo.

Devido aos volumes acumulados nas áreas de risco assinaladas em laranja no mapa, localizadas nas regiões da fronteira oeste, centro, norte, noroeste e vales, é esperada a ocorrência de respostas hidrológicas. Inicialmente, há a possibilidade de extravasamento da calha de rios menores, arroios e córregos onde a chuva se apresentar com elevada intensidade. Posteriormente, antecipa-se a elevação dos rios principais, podendo ultrapassar as cotas de inundação e ocasionar transtornos aos moradores das áreas de maior risco. Além disso, há o risco de transtornos associados a alagamentos nos perímetros urbanos, decorrentes da insuficiência e deficiência na drenagem urbana.

Dessa forma, é indicada a condição de risco para uma inundação lenta e gradual (não se tratando de um evento extremo) para as bacias da Região Hidrográfica do Uruguai: Apuaê-Inhandava, Passo Fundo, Várzea, Turvo-Santa Rosa-Santo Cristo, Ijuí, Piratinim, Butuí-Icamaquã e Ibicuí; e da Região Hidrográfica do Guaíba: Taquari-Antas, Caí, Alto e Baixo Jacuí e Pardo.

 

 

 

 

211 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Arvorezinha - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.